Pronatec

pronatec

Pronatec BH  Inscrições e Cursos

Uma das preocupações crescentes das pessoas atualmente é conseguir uma vaga no mercado de trabalho. O programa Pronatec BH foi criado pelo governo federal e tem por objetivo ofertar cursos de educação profissional e tecnológica da melhor qualidade. Reunimos neste post algumas informações relevantes sobre ele que você precisa conhecer.

pronatec

Pronatec BH

O programa do Pronatec beneficia todos que precisam se qualificar para conseguir melhores oportunidades de trabalho. Os cursos são custeados pelo governo federal e são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores, jovens e beneficiários de programas de transferência de renda. Acredita-se que o Pronatec já beneficiou cerca de 8 milhões de pessoas.

Os cursos são ofertados pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Todas as instituições do sistema S também ofertam esses cursos vinculados ao Pronatec. São elas: SENAT, SENAI, SENAR e SENAC.

Informe-se também sobre os cursos e inscrições para o Pronatec

Para quem mora em Minas Gerais, essa é uma ótima oportunidade para se candidatar a uma das vagas do Pronatec BH. São diversos cursos que farão muita diferença na sua formação profissional e no seu currículo. O mais legal é que todos os cursos são ofertados de acordo com a demanda da mão de obra da região.

Ele foi feito em parceria com o SENAC e SENAI. Eles contam com um projeto chamado “Você na Indústria”. Esse programa possibilita a inserção de diversas pessoas no setor industrial, pois é o setor que mais carece de profissionais.

Pronatec BH

Pronatec BH: Cursos

As escolas SENAI e SENAC oferecem diversos cursos para o programa. Confira alguns deles:

Setor Automobilístico

  1. Mecânico de motos
  2. Eletricista de automóveis
  3. Freios e suspensão de veículos
  4. Setor de Moda
  5. Desenhista de bijuterias
  6. Setor da Construção Civil
  7. Pintor de paredes
  8. Pedreiro
  9. Eletricista
  10. Cursos Técnicos
  • Técnico em Química
  • Técnico em Turismo
  • Técnico em Panificação
  • Técnico em Mecatrônica
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Recursos Humanos
  • Técnico em Redes de Computadores
  • Técnico em Telecomunicações
  • Técnico em Nutrição e dietética
  • Técnico em Farmácia

Quem Pode Se Inscrever?

Para você concorrer a uma das vagas, você deve atender alguns requisitos. Esse programa visa a democratização do ensino profissionalizante para todas as pessoas que precisam de qualificação, então, para conseguir uma vaga, existem algumas restrições. São elas:

  • Ter renda de até dois salários mínimos por mês
  • Ter cursado ou cursar o ensino médio em rede pública
  • Estar recebendo o Seguro Desemprego

Pronatec BH: Como Se Inscrever?

Você pode se inscrever para o Pronatec através do CADÚnico que é um cadastro social. Você encontra o formulário e todas as informações na prefeitura da sua cidade. Você também pode optar em se inscrever pelo próprio site do Pronatec através do link pronatec.mec.gov.br.

Através do SISUTEC, você também consegue fazer a sua inscrição. Ela é aberta duas vezes por ano. Para realizar a inscrição através do SISUTEC, o aluno deve ter realizado o ENEM.

Quando a sua inscrição for aprovada nele, você deverá se dirigir a instituição de ensino e efetuar a sua matrícula. Leve RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, comprovante de escolaridade do ensino médio (se você já concluiu), comprovante de matrícula (se você está cursando) e foto 3×4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *