FIES Seleção

fies seleção

FIES seleção

Após o Governo dar conta do excesso de gasto com programas educacionais, como Financiamento Estudante (FIES), o MEC divulga regras para o Fies seleção. As regras em questão estão mais rigorosas em relação a participação dos estudante no programa, desta forma fazendo com que diminua as chances das pessoas conseguirem o financiamento do seu curso pelo programa. Então quer sabe quais são estas novas regras divulgadas pelo MEC para o FIES? Leia o artigo abaixo!

fies seleção

MEC Divulga regras do FIES

As regras para participação do FIES seleção foi publicada no Diário Oficial da União na portaria normativa de número 13, dedicada ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil do primeiro semestre deste ano.

Estas novas para FIES foi celebrada por várias pessoas, mas também foi negativada por outra parte. É que com essas novas normas o processo de participação ficou dificultado por alunos que não conseguiram boa nota na prova do ENEM.

Com estas novas regras do FIES, serão priorizado alguns cursos que são determinados como estratégico para o crescimento do País e também pela demanda social. Serão prioritários cursos na área de engenharias, saúde e formação de professores (no caso, pedagogia e licenciaturas).

As novas regras do FIES seleção também estabelece a prioridade em cursos com notas 4 e 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, conhecido como SINAES. No entanto, cursos com nota 3 também serão financiados, mas com números de vagas menores.

O grande ponto do FIES está na melhor distribuição de vagas para as regiões com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Além do favorecimento de regiões na realização dos contratos para a região Norte, Centro- Oeste e Nordeste. A explicação do governo para esta prioridade está na busca de corrigir as desigualdades regionais. Ficou então determinado que para o primeiro semestre seja destinado um total de 300 mil financiamentos.

Outra grande novidade prevista na nova regra é que professores integrantes da rede pública de ensino de educação básica não precisam comprovar a renda familiar caso pretendam participar do FIES, mas devem escolher cursos voltados para área educacional.

Quem pode participar da inscrição FIES?

Para participar do FIES seleção é preciso que encaixe-se nessas três categorias abaixo descrita no edital do processo seletivo.

– É preciso que o candidato tenha uma renda familiar mensal bruta de, no máximo, dois salários mínimos e meio por membro familiar. Antigamente, as regras determinavam que candidatos com até 20 salários mínimos na renda bruta familiar poderia ter acesso ao financiamento.

– Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010;

– Obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota diferente de zero na prova de construção de texto dissertativo-argumentativo. Antes, o Fies exigia apenas que o candidato tivesse realizado o ENEM.

Está com alguma dúvida sobre o MEC divulga regras para o Fies? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

inscrição enem

Conteúdo Programático do Enem

Quem deseja se dar bem no ENEM deve estar com olhos atento sobre os assuntos que provavelmente caíram nas questões. Uma forma de verificar esta informação é dando uma olhada no conteúdo programático do ENEM. Trata-se de uma lista com assuntos que irão de certeza está nas questões do exame. Portanto, quer ficar por dentro desse conteúdo? Confira quais são neste artigo!

Caso o aluno queira se dar bem no ENEM é de extrema importância que fique de olho também no conteúdo programático divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e MEC. Geralmente, quem está bem ligado ao conteúdo programático consegue atingir seus anseios e aprovação numa universidade pública ou federal.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: nesta matéria será exigido produção e recepção de textos artísticos, estudo do texto literário, estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, estudo dos gêneros digitais, estudo do texto argumentativo dissertativo, gêneros e recursos linguísticos e também estudos dos aspectos linguísticos da língua portuguesa.

Matemática e suas Tecnologias: nesta disciplina é cobrado conhecimento geométricos, numéricos, algébricos, estatística, probabilidade e numéricos.

Ciências da Natureza e suas tecnologias: esta matéria abrange assuntos relativos aos conhecimentos básicos e fundamentais de física; fenômenos elétricos e magnéticos; oscilações, ondas, ópticas e radiação; energias químicas no cotidiano; materiais, suas propriedades e usos; água; transformações químicas e energia; fenômenos elétricos e magnéticos, etc. Já a matéria de biologia englobada dentro de ciências da natureza exige que o candidato possua conhecimento em hereditariedade e diversidade da vida; ecologia e ciências ambientais; qualidade de vida das populações humanas; moléculas, células e tecidos e também origem e evolução da vida.

Ciências Humanas e suas Tecnologias: as questões iram abordar temas como diversidade cultural, conflito e vida em sociedade; representação espacial; características e transformações das estruturas produtivas; os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado.

Apostila Enem

Uma forma de estudar todo o conteúdo programático do ENEM é buscar ou comprar apostilas do ENEM. Elas são ótimo material de estudos, pois são simples, dinamizada e vão direto ao focos dos assuntos que caem no enem. Muitos dos blogs e sites disponibilizam as apostilas de forma gratuita, já outros cobram por este serviço.

As apostilas são uma ótima pedida devido ao fato de serem de fáceis carregadas e acomodação. Por exemplo, o candidato pode leva-las pra onde quiser na sua bolsa de mão ou costas. Além disso, não irá prejudicar em nada a saúde de suas costas pois seu peso é baixíssimo.

Ainda assim, existem site que oferecem duas opções de apostila do ENEM: impressa ou CD. O melhor formato quem decidirá é você. Mas a impressa tem a vantagem de poder ser levada para qualquer canto, como: hospital, fila bancária, etc. Já o CD ele tem o benefício de ser mais barato que as impressas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *