Ensino Superior

curso superior

Ensino Superior

Se você gosta de cuidar do próximo como a si mesmo, até nos piores momentos, ou seja, em casos em que a pessoa possui alguma enfermidade, então busque cursos na área da saúde. Esse é um dos setores de atuação em que muitas oportunidades de emprego aparecem, mas, não adianta se profissionalizar nesse campo da ciência, se não houver o mínimo de aptidão. Veja os principais cursos na área da saúde. Vamos ver um pouco sobre isso no Ensino Superior.

ensino superior

A medicina é uma profissão milenar que garante a restauração ou prevenção da saúde humana ou dos animais (nesse caso estamos falando de medicina veterinária). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a medicina garante não só a saúde física, mas também a mental, psicológica e social do indivíduo. Por isso, existem vários cursos no campo da medicina.

Escolher a carreira que deseja seguir não é uma tarefa fácil, já que atualmente há diversas profissões no mercado de trabalho e fica difícil optar por uma delas. Nessas horas, é preciso levar em conta o que você deseja fazer futuramente e com o que você tem mais facilidade. Entre os cursos mais procurados encontram-se os da área da saúde. Eles são ministrados em faculdades privadas e em universidades federais e estaduais.

O curso mais concorrido na área da saúde é o de medicina, o qual registra um maior número de inscritos a cada ano que passa. Entre as universidades que oferecem esse curso esta a UNESP (Universidade Estadual Paulista), USP (Universidade de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFAC (Universidade Federal do Acre), UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá), entre outras.

A medicina veterinária é a ciência que realiza a prevenção, o tratamento, o controle, ou até mesmo a erradicação de doenças que afetam a vida dos animais. Para exercer essa função é fundamental gostar de animais. Você pode se especializar no tratamento de um tipo determinado de animal, por exemplo. O valor da faculdade varia de R$ 1.300,00 à R$ 2.000,00; dependendo da instituição de ensino.

prouni

Prouni e Sisu

Programas do governo também facilitam o acesso ao ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas. Entre os principais programas encontra-se o ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Financiamento Estudantil) e SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Antes de escolher o curso que deseja estudar é importante conferir quais matérias fazem parte da grade curricular do mesmo. Assim você tem a oportunidade de conferir quais aulas são ministradas durante a graduação.

Universidade

Universidade

O bacharelado é o curso que busca a formação de profissionais como médicos, engenheiros, cientistas sociais, físicos, estatísticos, jornalistas, biólogos. Conforme a profissão, pode existir um conselho regional regulador. No caso do direito há a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Alguns cursos que podem ser bacharelado ou licenciatura. É o caso de física, biologia ou matemática, por exemplo. A diferença entre os dois é que o bacharel é formado para a atuação na pesquisa, na universidade ou no mercado. O

licenciado tem habilitação para lecionar no ensino fundamental, médio ou no ensino técnico de nível médio.

Algumas faculdades permitem até que o estudante saia com os dois títulos. Por isso, na hora de escolher o vestibular, vale ficar atento ao que a instituição oferece. Atualmente, um grande número de pessoas deseja cursar o ensino superior, até mesmo porque ele é necessário para conseguir um bom emprego. Diversas facilidades estão sendo disponibilizadas para que as pessoas possam fazer uma faculdade, como ProUni (Programa Universidade para Todos), SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Financiamento Estudantil).

Você concluiu o ensino médio e pensa que agora é só fazer uma faculdade e pronto? Não é bem assim: no país existem quatro tipos diferentes de cursos, que oferecem perspectivas profissionais diversas. São os bacharelados, licenciaturas, cursos de tecnologia e sequenciais.

Cursos Superiores

Se, por exemplo, seu objetivo for se tornar um médico, engenheiro ou advogado não há muita escapatória. O caminho a seguir é o bacharelado. Mas e se a intenção é estudar gestão ambiental? Há pelo menos dois tipos de cursos disponíveis nas faculdades públicas e particulares do Brasil, os bacharelados e os de tecnologia.

Confira as diferenças segundo a Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

A faculdade tornou-se uma necessidade atualmente, pois nenhuma empresa quer contratar gente sem qualificação. Se você esta pensando em cursar o ensino superior, saiba que além das faculdades privadas, existem diversas universidades públicas, as quais ministram ótimos cursos gratuitamente.

No entanto, sabemos que passar em uma universidade pública não é uma tarefa fácil, já que as mesmas costumam ser muito concorridas. Para obter um bom desempenho no vestibular das universidades públicas é preciso estudar bastante e manter-se constantemente atualizado, já que a redação e as questões sobre atualidades costumam abordar assuntos do nosso cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *